sábado, 30 de abril de 2011

Ser Futpoker não é....

Pensei bastante antes de escrever este post! Senti-me um pouco triste e algo desiludido e não sabia bem como transmitir o que sentia por palavras aqui no meu blog e é ainda mais difícil quando se tem de falar da Comunidade a que pertenço e que muito admiro e  respeito...

Mas não é a Comunidade que me deixou triste e desiludido... foram apenas alguns elementos que se dizem pertencer à Comunidade...

É com alguma tristeza que vejo recorrentemente alguns elementos colocarem os seus interesses pessoais acima dos interesses da Comunidade, por isso foi também com tristeza que vi que numa altura em que a Comunidade precisava de todo o nosso apoio não houve a adesão e empenho que era mais que obrigatório no meu ponto de vista.

Claro que por outro lado foi bonito ver elementos a participarem e a desdobrarem-se em contactos e darem o seu valioso contributo... bem hajam...

Ser "Futpoker" não é vestir um polo a dizer Comunidade Futpoker nos Torneios Live, não é só passar pelo site para dizer que ganhou um torneio e que gostava de ver o resultado publicado, não é provocar outros  elementos que divergem da sua opção clubística chegando por vezes à ofensa pessoal (Muito triste) não é esconder-se quando a Comunidade precisa do nosso apoio ( O Satélite Solidário teve 4 presenças e o Circo Solidário teve 16 presenças - para uma Comunidade de mais de 100 pessoas...)

Uma palavra de grande apreço para o Boss Gato pelo seu empenho e dedicação em prol Comunidade.

Futpoker Sempre!!!

22 comentários:

  1. Caro Peter,

    Agradeço as tuas palavras e entendo e de que maneira o teu desabafo, mas desta vez existem fortes condicionantes que têm menos a ver com a nossa Comunidade e mais com a maneira como o Poker Solidário foi organizado.

    Desde logo o facto do torneio Poker Solidário ter sido anunciado quase de forma clandestina, perto da Páscoa, o que levou a que praticamente as pessoas em geral apenas tivessem consciência de que o mesmo iria ocorrer a meio desta semana.

    O simples facto de um torneio com apenas 100 lugares, em Espinho, chegar ao dia da sua realização sem ter o cap completo, apenas reflecte o que a Comunidade do Poker em Portugal acha desta realização, porque qualquer evento em Espinho nos tempos que corre atinge facilmente o triplo das adesões mesmo sendo de investimento 3x superior, sensivelmente.

    Desde logo, tornou-se difícil a que alguém que não fosse do Norte pudesse aderir.

    Sinceramente, não me parece que a Comunidade FutPoker tivesse maior obrigação do que qualquer outra em estar presente, mas cada qual tem a sua vida e se eu próprio não posso ir jogar, jamais exigiria aos outros o que eu não posso dar.

    O teu exemplo foi fantástico, Sargento, e sem dúvida que foi bastante sensibilizador, dado que decidiste colaborar mesmo estando longe.

    Todavia, admito que alguns dos que preferiram ficar de fora saibam que o processo de fundação e desenvolvimento da Associação Poker Solidário foi pouco menos do que lamentável e que a dada altura correu o risco de tornar-se uma mera feira de vaidades, embora admita que haja quem tenha trabalhado de forma dedicada.

    Daí que tenha escrito, 3, 4 ou 5 vezes, que não queria estar nesta fase a discutir a questão PS em si, mas apenas o facto de ser altura de mostrarmos que o Poker português é capaz de se mobilizar e conseguir um objectivo, neste caso, a tal oferta à Associação Acreditar.

    Amigo Peter, depois do torneio acabar, escreverei uma posta curta com algumas reflexões e onde linkarei para o teu blogue.

    Neste caso, porém, acho que a nossa Comunidade teve para com o Poker Solidário uma reacção até mais positiva do que a Comunidade Portuguesa de Poker em geral.

    Depois de explicar melhor, e com factos, dirás se concordas comigo.

    Abraço e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo post e pela tua explicação gato,

    Nunca pus em causa o empenho da Comunidade Futpoker, antes pelo contrário, o que quis e penso que está bem explicito no meu post é que alguns (felizmente) elementos quando não se trata do seu interesse pessoal não se interessam por uma causa maior que é a própria Comunidade.

    Eu próprio tenho muitas dúvidas, como já aqui escrevi, sobre o poker solidário, a sua criação, objectivos e organização...

    Pessoas como o Alvim e outros que colocaram dúvidas e até mesmo mostraram alguma indignação em relação ao evento, são de louvar na minha opinião... pelo menos deram a cara e disserem o que pensam...

    Aguardo ansiosamente a tua posta, pois sei que estes assuntos são do interesse da Comunidade e reflectem-se nela.

    A nossa Comunidade sempre se pautou pelo exemplo e pela maneira de estar na vida e no poker em geral...

    Futpoker Sempre!!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. hi mate

    nice post.nem vou comentar para nao haver mal entedidos.mas revejo-me em 99% daquilo que escreves-te

    futpoker old school ftw and 4ever

    abraço

    ResponderEliminar
  4. "bem explicito no meu post é que alguns (felizmente) elementos quando não se trata do seu interesse pessoal não se interessam por uma causa maior que é a própria Comunidade"

    BINGO!!!

    Espera pelas próximas horas que ainda te vais sentir pior...

    Grande abraço porque tu és como o algodão... não enganam!!!

    ResponderEliminar
  5. Grande Nezzi e Mestre,

    Obrigado pelo vosso post,
    Por vezes tem de se por o dedo na ferida...

    A Comunidade Futpoker tem Dignidade, Prestígio, Camaradagem e Amizade!

    E é no sentido de querer que assim continue que escrevi este post!

    Futpoker Sempre!!!

    ResponderEliminar
  6. Amigo Pedro

    No que toca a mim, eu gostava de ter participado no circo solidário como nos outros circos, mas neste momento decidi que iria deixar de jogar na stars por muitos motivos.

    Infelizmente a Stars está a monopolizar a nossa comunidade Futpoker e sinceramente tenho saudades dos nossos circos na bwin.

    Hoje estou focado na minha aprendizagem, estou a seguir passo a passo a educapoker que me está a ajudar a evoluir e estou a jogar em apenas 3 salas, Lock, Everest e Ladbrokers.

    Contudo revejo-me em tudo o que dissestes e considero que a nossa comunidade cresceu demais e há quem não mereça vestir a nossa camisola por muitos motivos que não vou numerar. Hoje assisto a muitas cenas de provocação e falta de respeito do que antigamente e por favor não me digam que é clubite porque antigamente todos falávamos do benfica, porto e sporting e nunca houve tanta falta de respeito como existe agora.

    E claro que isto mina a nossa intensa amizade e eu sinto que o Gato não é feliz com estas situações, eu não sou feliz e muitos também não são. Mais uma vez digo, há quem não mereça ser Futpoker mas está e continua a pisar o risco, a abusar, a faltar ao respeito, etc.

    O ano passado eu próprio alertei o Gato, olha que temos de ser mais severos na entrada de novos membros na comunidade. O que eu previ está agora a acontecer por isso mesmo sinto imenso saudades dos nossos tempos da Bwin

    ResponderEliminar
  7. Amigo Luis,

    Nunca fui muito saudosista,mas sem dúvida que há dois anos atrás os circos muito mais divertidos e existia um maior respeito entre todos os participantes.

    Com a popularização da Futpoker surgiram muitos elementos que souberam integrar-se e se pautam pelos valores da Comunidade e nos enchem de orgulho.. mas também surgiram elementos que apenas viram na Comunidade um trampolim para alcançarem os seus objectivos pessoais e ainda outros (mais grave) que não enquadram nem se revêm na Comunidade Futpoker.

    A solução não passa por voltar atrás, no meu entender, mas sim adaptarmo-nos à nova realidade, debatermos o presente e em conjunto construir um futuro onde todos se sintam bem na Comunidade e possamos abraçar todos aqueles que imbuidos do mesmo espírito se queiram juntar a nós.

    ResponderEliminar
  8. Completamente de acordo, Amigos

    Fomos demasiado inclusivos. Se calhar por ingenuidade.

    Só espero que todos tenhamos a coragem de criar um espaço estanque aos que já nada têm a ver com a nossa maneira de ser, e apenas nos usaram e usam como forma de promoção pessoal. Sejam eles quem forem.

    Luís, a questão nunca foi, nem é, o local onde os Circos se realizam. Nos tempos da Ongame éramos todos piores jogadores, quase sem currículo ao vivo, e mesmo a pior jogada do mundo era encarada sem crise porque toda a gente queria era divertir-se. Daí o ambiente espectacular.

    Hoje o principal motivo de crítica aos Circos é que "os outros jogam mal" mesmo quando esses "outros" são jogadores com sucesso em tudo o que é Liga online. O que mudou foram as pessoas, que agora têm outro estatuto e se calhar, em alguns momentos, falam de barriga cheia.

    Em suma, qualquer um pode gerir a carreira por onde entender e reservar alguns dólares da sua winrate nem que seja para jogar um Circo por semana. Se o problema for dinheiro, baixa-se o buy-in para $1 ou fazemos os torneios em play money no Home Game e prontos.

    Se o que interessa é o convívio, retira-se o dinheiro da equação dos Circos e promovemos outro tipo de acções com dinheiro envolvido, mas extra-torneios regulares.

    ResponderEliminar
  9. "O que mudou foram as pessoas, que agora têm outro estatuto e se calhar, em alguns momentos, falam de barriga cheia."

    BINGO!!!

    p.s.- só não atiro pedras porque provavelmente em alguma altura também terei pecado!

    ResponderEliminar
  10. Boas Peter!

    Para variar, e sem duvida alguma um grande post!

    Não tendo eu "voto de matéria" no que diz respeito á comunidade Futpoker, não deixo de resistir em comentar.

    Eu conheci a FutPoker por palavras de amigos meus, que elogiaram a comunidade com os melhores adjectivos possiveis.
    Como Poker para mim é apenas diversão e Amizade, a Futpoker sem dúvida alguma, enquadra-se perfeitamente nestas 2 palavras.

    Desde então fui tentado conhecer a comunidade, e digo já que nada me desiludiu, mas já assisti a coisas "feias". Vim conhecendo alguns membros da comunidade e todos eles são 5* sem exagero!

    E agradeço por conhecer esta grande comunidade, e espero vir a conhecer ainda mais!
    Porque a FutPoker mostra simplesmente que Poker não é só competitividade ,e sim um grande convivio (como vocês dizem) de sabujos que adoram poker e acima de tudo a amizade(Sem esquecer o Futebol :P)!
    É de louvar tudo isso, e há que dar destaque ao grande trabalho do Sir Gato, simplesmente tem uma dedicação incrível!

    Vejo grandes iniciativas, dando o exemplo do ultimo torneio que era o satélite para o Torneio de Solidariedade , no qual eu queria participar e quando fui ver, cheguei tarde restando me ficar a teclar no rail.
    Mesmo eu não tendo participado no Torneio da Solidariedade, hoje fui a Espinho pro rail apoiar os FutPokerianos que lá estavam, inclusive fiquei pela tarde a dentro com o Syr Tubarão a "discutir" jogadas.

    Sou apenas um simpatizante desta grande comunidade, e sinceramente espero um dia e com grande orgulho pertencer e representar a FutPoker !
    Quando assim o MERECER!

    Sem mais...
    Abraço
    Reiiz

    ResponderEliminar
  11. Ab: há alguns anos alguém disse: quem nunca pecou ('falhou') que atire a 1ª pedra.
    De repente acertaram na Maria Madalena em cheio e Jesus perguntou: "nunca falhaste meu filho?" Diz o fulano: " A esta distância não!!!!"
    Era brincadeira....

    Do que se fala aqui é do que já sabemos há muito tempo, pode ser um bom forum de discussão, porque 'relativamente' privado, e para não globalizar cenários que nem todos estão na mesma 'frequência'.

    Os tempos mudam e há que haver 'aferições'. Por um lado, alguns miúdos (e quando digo 'miúdos' não é pela idade, novatos digamos...) espalham energia, fazem-nos dar o litro e são uma extraordinária mais-valia!!! Outros fazem do mural um muro de lamentações, outros de fabulásticos resultados a meio de torneios, quase live report's das suas 'façanhas' etc. Mas isso ainda vá, na boinha, há que haver pica durante a night!

    O pior de tudo nem é isso.
    Ser Futpoker é, além de muitas outras coisas IMATERIAIS, pôr o 'interesse' colectivo acima do individual!!!

    Quem não saiba o que é isso que mande mail para futpoker@gmail.com.
    Não vai levar resposta porque isso não se explica, está no ADN de cada um!

    Abraço a todos!

    Feliz Natal, hic!

    ResponderEliminar
  12. Por motivos pessoais e profissionais não tenho podido praticamente estar presente nos circos deste ano!!!
    Sempre me revi no espirito Futpoker desde a Ongame onde não era regular, o ambiente era numa so palavra "porreiro", descontraido ainda que competitivo, sendo bom ou mau jogador todos eram vistos de igual forma, respeitados igualmente.
    Desde a meio do ano passado para cá que progressivamente as coisas têm mudado para pior, algumas picardias tanto nos circos como no mural que seriam de evitar e que minam inevitavemente a comunidade!!!
    Quem não se rever no espirito de amizade, camaradagem, respito mutuo e fair play não pode nem deve pertencer à nossa comunidade!!!

    Abraço
    José "Br&Kl" Branco

    ResponderEliminar
  13. Obrigado pelos vossos posts!!

    Gato sinto alguma tristeza (natural) nas tuas palavras pois tens trabalhado e lutado imenso por esta Comunidade...
    Sei que és um Homem que defende a liberdade expressão e que recebes sempre de braços abertos novos elementos na nossa Comunidade... NÂO mudes... é esse o nosso espirito...
    Existe sim é a necessidade de chamar a atenção em relação à postura quer nos circos quer no mural quando se ultrapassa aquilo que denominamos o senso comum...
    Abnose, OQC,Reiiz, Branco,
    já todos pecamos, e eu não sou excepção...
    Não estamos aqui para atirar pedras...
    Estamos aqui sim, para defender os valores pelos quais a Comunidade se pautua...
    Não tem a ver com assiduidade...
    Não tem a ver com a qualidade do poker de cada um...
    Tem sim a ver com a postura de cada um quando integrado ou a representar a Comunidade Futpoker.

    Futpoker Sempre!!!

    ResponderEliminar
  14. Eu vou ficar no silencio, porque senão vou ter que repetir o que já disse varias vezes...e não quero ser mais uma vez o desordeiro e mal interpretado...Mas por gostar de mais do FUTPOKER(versão 2008,2009 e metade de 2010)por vez é me difícil aguentar as aguas e não ver a merda que se passa, porra já ia começar a descambar...


    Abraço e obrigado

    Alvimslb

    ResponderEliminar
  15. Obrigado Alvim!
    Os teus comentários ainda que "acesos" são sempre bem vindos!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  16. boas no meu entender axo ke se devia fazer uma nova escolha dos elementos da futpoker para os mais regulares e aos ke tem respeito pelos outros, eu quando entrei para a futpoker nao havia insultos nas mesas como tem havido ultimamente agora qualquer coisa e logo insultos eu na sou ninguem pa dizer isso pk pelo ke tem visto o meu poker e fraquinho podem verme insultar noutros torneios agora na futpoker axo ke nc insultei ninguem e ate tenho dito ke deixo

    ResponderEliminar
  17. de jogar os circos mas ate hj nc desisti e tento smpre melhor.peter na me esqueci de ti mas na tem havido resultados. gato continua com o teu trabalho que tem sido excelente

    ResponderEliminar
  18. Sinceramente o que me custa são membros da comunidade que gozam com outros e que por motivos clubísticos, continuam a gozar.

    Eu recordo que o Gato é do Porto mas nunca o vi nem nunca li um texto dele a gozar com os outros, mesmo que de vez em quando lhe apeteça.

    Hoje mais uma vez, vejo um elemento que tem bons resultados mas um desprezo total pelos outros colegas que eu sinceramente não compreendo. Jogar bem poker não é insultar os outros nem jogar de forma a que os outros percam gozando de seguida. Estas atitudes eu não compreendo. E se me insurgi foi porque não gostei deste tratamento. E logo num circo de play money onde se quer diversão. PLAY MONEY por amor de Deus! É preciso jogarem assim?

    Por isso mesmo acho que chegou a altura de definir as regras do jogo e criar regras de comunidade que têm de ser respeitadas por todos. Quem não cumprir sai da comunidade.

    ResponderEliminar
  19. Como te compreendo Peter: grande post.
    Idem para o que escreveu o Luís.

    Grande abraço e mais uma vez as minhas homenagens!! As tuas atitudes, incluindo o que ainda te vi ontem fazer no circo (Sabes do que falo) demonstram de facto um verdadeiro espírito, chame-se de Futpoker ou de outra coisa qualquer.

    ResponderEliminar
  20. Obrigado Cabeludo, Luis e Tubarão!

    Cabeludo, já falamos várias vezes sobre os insultos... é triste! Os Torneios Futpoker são (na minha opinião) um local de amizade e camaradagem mas também um excelente local de aprendizagem!
    Luis, sem dúvida que os fundamentalismos clubísticos estragam muitas vezes o ambiente... mas eu ignoro... pois quem goza com outras pessoas com "proezas" praticadas por outros só demonstra falta de capacidade de praticar essas mesmas proezas e assim tenta colmatar a lacuna que ele próprio tem ( não ganho nada mas a minha equipa de futebol ganha)
    Tubarão, eu só jogo assim nos ciros... porque os circos são para aprender e conviver ( já fiz as contas e se retirar os circos da minha estatistica de poker não era um jogador perdedor, estaria a ganhar...)
    Abraço!

    ResponderEliminar
  21. Boas Peter
    Inflizmente sou um dos prevaricadores
    Inflizmente tb, sempre o serei quando me provocam e gozam….
    Digamos q não tenho poder de encaixe
    Mas reajo sempre a provocações…

    A solução é so uma bazar

    Um abraço a todos

    renato srreno faria

    ResponderEliminar
  22. Amigo Renato!
    A solução não é bazar...
    Ou tentas não reagir às provocações... é o que eu faço ou então chamas a atenção sem te envolveres em discussões...
    Abraço!

    ResponderEliminar