sábado, 9 de abril de 2011

Poker - Nova Moda - PokerPt - Jornalismo

Tenho constatado ultimamente uma nova abordagem ao poker e aos seus praticantes que me deixa deveras preocupado... 

O Poker está na moda e é IN jogar poker... desde músicas como "poker face" de Lady Gaga até às celebridades que de repente descobriram mais uma maneira de ganhar dinheiro e notoriedade...
Até aqui tudo bem... o Poker é sem dúvida um excelente jogo e tem a virtude de os seus praticantes abrangerem transversalmente  toda a sociedade Portuguesa. 

O que tenho visto ultimamente são situações em que os vencedores de certos torneios recebem menos relevo por parte da imprensa e da PokerPt que algumas celebridades, que por acaso também jogam poker, apenas pelo facto de aparecerem nos ecrãs de televisão, ou pelo facto de serem "conhecidos" por quem tem a responsabilidade de divulgar notícias de poker.

A PokerPt, pela qual sempre tive o maior respeito e consideração e que sem dúvida são fundamentais ao poker Nacional, tem vindo a desiludir-me com algumas das suas reportagens não só pelo facto de atribuir dúbia relevãncia a determinados jogadores em detrimento de outros quer por vezes por completa omissão de algumas notícias importantes.

Não falo por mim, pois sou um jogador mediano, mas por alguns amigos meus grandes jogadores que faço questão de acompanhar nos Live Report... e quando dou por mim estou a ser bombardeado com " o mano guedes está cá" e "o actor x eliminou fulano" e no entanto nenhuma ou pouca notícia de verdadeiros e bons jogadores de poker que tanto gosto de acompanhar.

Por este caminho as notícias vão passar a " mano Guedes elimina João Barbosa" e não " João Barbosa é eliminado por Ricardo Guedes" .... será este o bom caminho? será este o futuro do Poker? Espero bem que não!!!

Não entendo, nem nunca entendi esta necessidade quase "louca" de conviver e de estar ao lado de celebridades, bem como o facto das supostas celebridades terem sempre maior relevo que pessoas realmente importantes na vida nacional e internacional...

Os meus ídolos sempre foram Ghandi, Nelson Mandela, Einstein, Camões etc e não Cristiano Ronaldo, Rita Pereira, Barbara Guimarães etc etc... por isso sempre tive dificuldade em entender como se pode dar mais importância as pessoas que em quase "nada" contribuem para a minha amada Pátria e se ignora realmente as pessoas fundamentais ao nosso País.

Fico desgostoso de no poker, em que estava habituado a ver notícias dos verdadeiros e bons jogadores e das suas brilhantes jogadas e performances em torneios, ter de ler notícias de celebridades que são medianos jogadores como eu e ter quase de implorar no chat por notícias de bons jogadores que simplesmente já não aparecem nos Live report ou como recentemente aparecem no Final para dizer que foi o Vencedor do Torneio !!??!!

Fico orgulhoso de pertencer à Comunidade Futpoker, pois sem dúvida que aqui ninguém é esquecido, e ainda são as qualidades como jogador que são realçadas e admiradas e não  o facto de ser Doutor, Engenheiro, Actor ou Político. Parabéns e Obrigado Boss Vitor "Holligato" Pinto, embora pertenças  a este meio jornalístico que hoje me sinto na necessidade de criticar, por teres integridade, deontologia e  profissionalismo.

13 comentários:

  1. O Poker é de Todos9 de abril de 2011 às 21:07

    Bom post Peter!

    Um erro comum é misturar PokerPT e jornalismo...

    O PokerPT não passa de um máquina espanhola/portuguesa de fazer cifrões e encher os bolsos aos seus responsáveis à custa dos seus afiliados oferecendo em retorno uma qualidade cada vez mais duvidosa, para a qual os seus utilizadores estão finalmente a abrir os olhos.

    Um serviço de copy+paste de notícias de sites internacionais publicados com vários dias de atraso aliado ao destaque incisivo focado nos jogadores patrocinados das suas salas ignorando tudo o resto que não esteja associado à sua máquina de fazer dinheiro revelam um conteúdo que marca pela ausência de isenção e profissionalismo coisa que nunca pode ser comparada a jornalismo íntegro!

    A adicionar ao sucessivos escândalos dos torneios ao vivo que a mesma empresa organiza e monopoliza no mercado de poker nacional e que só agora a pouco e pouco vão sendo revelados, à qual a mesma empresa e seus responsáveis se cingem à regra do silêncio é de ouro e passado algum tempo a confusão passa e já ninguém se lembra... chegamos à conclusão que definitavemente existe um lobby instalado praticamente impenetrável por quem está na base da pirâmide.

    Por isto tudo e algo mais que possivelmente me tenha de momento esquecido de referir afirmo que a ideia de associar jornalismo e jornalista (algo que é muito sério e isento) ao site e empresa PokerPT é um erro crasso.

    Como diz o ditado: "Podes enganar alguma gente durante algum tempo mas não consegues enganar toda a gente o tempo todo!"

    ResponderEliminar
  2. Belo Post!

    Concordo plenamente Peter!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo teu post "O poker é de todos..."
    Sem dúvida que não se pode confundir jornalismo e pokerpt, e pelo facto peço desculpa...
    Nem quis entrar na vertente financeira, que ficará para uma próxima oportunidade, pois teria de alongar imenso o meu post...
    Abraço e Obrigado!

    Reiiz! Obrigado! Abraço "Puto"

    ResponderEliminar
  4. Excelente e corajoso post. Parabéns!

    Infelizmente, só se pode concordar com a parte da PokerPT se ter desviado tanto da vertente informativa que usa na sua skin. São opções e acho que a comunidade mais atenta percebe isso facilmente.

    Faz falta um órgão de informação completamente isento de casas, bónus, rakes, etc e que se queira rentabilizar directamente pela informação recente, rápida e em primeira mão. Para isso, actualmente acabamos por só ter os blogs e dado o mundo do Poker, talvez tão cedo não seja diferente.

    Sobre as celebridades, discordo um pouco, pois também ajudam a promover o Poker e quer se queira, quer não, aumentam a relevância do Poker e levam o Poker para outras audiências. Isso não quer dizer que se devam sobrepor aos jogadores com resultados. Os jogadores são o essencial e elas o acessório, sem dúvida. Falta como dizes, é um melhor equilíbrio das coisas, mas lá está, baseias-te na PokerPT, que apesar de tudo e felizmente, não é a única fonte de notícias de Poker.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Underkkover!

    No meu entender o poker não precisa de celebridades... pois não acho que tragam boa publicidade ao poker e além disso o poker já não precisa de mais publicidade!
    O que o precisa é de ser explicado... que não é meramente um jogo de sorte e que viciados no poker são felizmente coisa rara ao contrário de algumas reportagens que passaram nos "media"

    Obrigado e Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Percebo o teu ponto de vista. Eu interpreto mais como uma questão de prioridades e aí não há dúvida que andam muito trocadas infelizmente, para não falar das lacunas graves nalgumas notícias obviamente relevantes que são "esquecidas". Faltam as celebridades que são os jogadores de elite que temos, aparecem nos outros media que não são os do Poker. :)

    ResponderEliminar
  7. Ty Paulo! Abraço!

    Underkkover, obrigado! Foi esse o meu objectivo com este post - chamar a atenção que são os jogadores as verdadeiras celebridades no poker!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  8. Grande post. Também disse umas verdades num determinado fórum e além de ter sido criticado, a malta afastou-se de mim...embora todos digam o mesmo. Eu tive bollssss para escrever e fui condenado...sigaaaaaaaaa

    ResponderEliminar
  9. Ty Curioso!

    Não foi nem é minha intenção atacar ninguém com este post... a minha intenção foi alertar que este não é o caminho para a valorização do poker nacional, e que as verdadeiras "celebridades" são os bons jogadores e as suas performances nas mesas de poker...
    acho vergonhoso teres sido "condenado" por expressares a tua opinião... felizmente o nosso País é uma democracia e desde que não se ofenda ninguém temos todo o direito de expressar a nossa opinião quer gostem ou não.
    Como não devo nada a ninguém... nem sequer aos bancos... pois não tenho prestações de casa carro etc por pagar e servi o meu País como militar de carreira durante 21 anos... não tenho quaisquer receios.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  10. Grande postadela Peter!!!
    Concordo em absoluto, infelizmente ainda se pensa e paga a pessoas que se tornaram famosas noutras áreas para darem a cara pelo poker e assim o tornar mais aceitável socialmente!!! Não só a pokerpt, é assim um pouco por todo o mundo!!! Sites de poker incluídos!!!
    Para mim o caminho seria educar sobre o que é realmente o jogo e desmistificar muitos dos preconceitos existentes!!!

    Abraço
    José "Br&Kl" Branco

    Ps: O PKR está com uns torneios deepstack muito fixes e a baixo custo!!!

    ResponderEliminar
  11. Fabulástico post Peter!!!

    É tudo verdade o que dizes e o que se vê no PokerPt é que uns são filhos e outros enteados.

    Basta ver a quem são feitas as entrevistas e quem lá tem blogs, alguns parados há meses, mas pronto nós somos medianos, temos que pagar os buy-in dos torneios, é com o nosso dinheiro que jogamos.

    Se me pagassem os EPT e WSOP e quejandos também algum dia conseguiria uma mesa final e sairia com grande pompa e circunstância nas notícias. Mas como sou pobre e ninguém me paga nada limito-me à Liga PokerPT...

    E muitos dos jogadores que são patrocinados achas que jogam melhor que tu??? Conheces bem alguns que...deus ma livre...

    Já agora, quanto a jornalismo, o que o PokerPt faz não pode ser confundido com tal, mas, amigo felino, é preciso não esquecer que um jornalista também é um homem, sujeito a percepções e opiniões individuais; uma coisa é dar a notícia, outra comentá-la ou opiná-la (gostei desta) e, neste último caso, o jornalista acrescenta um ponto ao conto, sendo que se pode ou não concordar com a sua anális/juízo de valor.

    Very Good Peter!!!

    ResponderEliminar
  12. Ty José Branco e Mestre!

    Infelizmente como em muitos serviços em Portugal a PokerPt tem o monopólio no que diz respeito ao poker...
    Aguardamos o dia que como com a televisão, telemóveis, Cabo etc... a concorrência apareça e tenham de mudar...
    Como alguém disse e muito bem "O poker é de todos..."
    Abraço!

    ResponderEliminar