terça-feira, 26 de abril de 2011

Poker Solidário

Vai acontecer já neste fim de semana o 1º (penso eu) torneio em que parte das receitas irá reverter a favor da Instituição Poker Solidário e que por sua vez irá doar essa mesma receita à Associação "Acreditar".(Associação de Pais e Amigos de Criança com Cancro).

Sem dúvida que é de louvar todas as iniciativas deste género... e a mim ainda me toca mais porque recentemente foi diagnosticado Leucemia ao meu cunhado de quem sou bastante amigo. 

Mas tenho a dizer-vos que sou "dividido" em relação a actos de solidariedade... porque embora tenha a certeza que de facto muitas pessoas beneficiam da ajuda destes actos também sei que muitas pessoas que não necessitam utilizam estes actos para beneficio próprio, quer seja financeiro que seja de benefício da sua imagem na sociedade.

Eis alguns pontos que me criam dúvidas:

1- Porquê quem ajuda tem a necessidade de publicitar que ajuda? Não é um pouco como alguém dizer "sou humilde"?

2- Porquê quem quer ajudar sem pedir nada em troca é olhado com alguma suspeita? Falo por experiência própria, pois este ano já por 3 ou 4 vezes tentei ajudar pessoas e Instituições e sempre me perguntaram "que queres em troca?"

3- Porquê de as pessoas competirem para ver quem é mais solidário? Desde que foi anunciado este Torneio que vejo um torneio paralelo do mais solidário...

Mesmo com todas as dúvidas e efeitos colaterais negativos desta iniciativa, é com alguma tristeza que não vou estar presente... mas Acredito que no final as crianças com cancro serão as mais beneficiadas!!!


9 comentários:

  1. Ajudando um pouco o teu post e correndo o risco de ser um pouco maçador e longo, posso responder algumas das tuas dúvidas com a minha própria experiência (faço parte do movimento Rotary www.rotary.org).

    Em relação à tua pergunta 1, porque ao publicitares fomentas que mais pessoas ajudem. O ser humano tem uma vertente forte de imitação. Para além disso sensibilizas mais pessoas para a questão abrangida pela ajuda. Existem muitas questões fáceis, como SIDA, crianças com cancro, etc, mas há outras bem mais desconhecidas e que sem apoio de voluntariados não são mesmo possíveis. Por exemplo: pobreza envergonhada, solidão da terceira idade, operações a crianças de África, falta de literacia, integração de deficientes, doenças raras, etc.

    Sobre o ponto 2, porque infelizmente há muito aproveitamento em certas causas. Um exemplo simples, são os aproveitamentos políticos em alturas de campanha eleitoral. Ajudar é uma coisa muito séria e quem está no terreno tem de levar tb a sério a triagem de quem ajuda. Para além disso, nem sempre uma ajuda o é. Por exemplo: se entregas roupa usada a alguém, sem triagem, é muito provável que essa roupa seja vendida em vez de ter o fim a que se destinava. Para ultrapassar isso, hoje em dia as roupas são recolhidas de uma forma organizada e vendidas a preços simbólicos. O importante é não perder a vontade de ajudar, quaisquer que sejam as circunstancias e depois de dar, aceitar que o destino já não pode ser controlado por nós, pois senão, não seria um verdadeiro dar.

    Sobre o ponto 3, isso infelizmente, é o problema do aproveitamento de marketing que existe associado às causas. Eu prefiro pensar, que apesar de tudo, alguém beneficia e isso é que é importante. O problema, é que há competição para um projecto de apoio a pessoas com SIDA, por exemplo, mas não para a pobreza envergonhada, pois a primeira é mais marketizável, se é que me entendes.

    Saber bem quem se ajuda e os porquês, é importante para atingir os objectivos.

    Como estou no Rotary, é-me mais fácil perceber essas dinâmicas e obter assim melhores garantias de sucesso para os projectos, especialmente, para os mais descurados, pois os outros, felizmente, já vão sendo bem acautelados.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Underkkover mais uma vez pelo post, pela excelente explicação e pela tua dedicação a causas nobres!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Para mim tudo aquilo não deixa ser ser uma forma de aparecer a fina flor para a fotografia, muitos dos que la vão estar estão se a cagar para a Associação Acreditar durante o ano todo e talvez a vida toda, e agora vao aparecer na fotrigrafia todos lindinhos e a dizer eu é que sou. HIPOCRIZIAA não suporto.

    Abraço
    alvimslb

    ResponderEliminar
  4. Amigo Alvim:

    Não fui tão forte nas palavras, pois nem todos irão com esse objectivo e não gosto de generalizar mas está subentendido naquilo que disse que muitos estarão lá apenas para tirar proveito quer financeiro quer de imagem!!!
    Obrigado e Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Pois é amigo sei que perco por ser assim, não sou sacristão nem de fazer bicos e procuro ser coerente com aquilo que digo com aquilo que faço... e de palavras bonitas esta o mundo cheio.
    Sou aquilo que sou....

    Abraço
    alvimslb

    ResponderEliminar
  6. Não perdes nada por ser assim amigo!
    Dizes o que te vai na alma e todas gostam de ti por seres assim!
    Pode-se dizer a mesma coisa de maneiras diferentes...
    Grande Abraço!

    ResponderEliminar
  7. Peter isto é a mesma coisa que as ajudas no continente e assim, o que as pessoas não vêm é tudo menos a campanha de marketing e depois o melhor de tudo que poucos tem noção eles ganham com isto... não digo que este seja o caso, mas no exemplo do natal com o continente, eles deram o donativo em nome deles, donativos tem abatimento no fim das contas anuais, ou seja tu deste dinheiro, nao pagam impostos dai e depois no fim das contas dão o donativo como se fossem eles a dar e deixam de pagar mais esse de impostos... já poucos dão pouco só porque sim...

    De qualquer forma estou como tu e seja como for interessa aqui é as crianças beneficiarem alguma coisa pouco ou muito ajuda é sempre bem vinda

    Pessoalmente gostava de jogar este fim de semana e ainda ponderei isso, mas 100€ ainda é dinheiro para mim nesta altura e não é possivel, mas se por acaso ganhar o bilhete pela futpoker e ganhar algum lá metade do que ganha-se ia lá deixar pessoalmente

    ResponderEliminar
  8. Diogo,

    Infelizmente, como já o disse aqui por várias vezes, existem muita gente, empresas e instituições a viverem da "solidariedade"...
    Aqui onde resido (Inglaterra) solidariedade é algo muito sério e tenho aprendido bastante...
    A maior diferença passa por ter um rigoroso sistema de controlo e fiscalização... e o das instituições de caridade funcionarem como empresas e como tal sujeitos a auditorias etc...
    Estou desde há um mês a organizar um torneio de poker solidário com o casino local... e gostava de ter alguns jogadores portugueses aqui comigo...
    Abraço!

    ResponderEliminar
  9. Boa sorte nisso ;) nao posso estar presente, isto agora sem trabalhar fica complicado e tenho de gerenciar melhor o meu dinheiro =)

    ResponderEliminar