quarta-feira, 26 de maio de 2010

Poker – A minha relação com os livros de poker



Tenho lido muito sobre poker, desde o livro que apenas ensina os princípios e fundamentos do poker até aos livros escritos por grandes campeões onde “desvendam” todos os seus segredos (se pensarem um pouco sabem bem que não é verdade, seria quase como o mágico Luís de Matos escrever um livro sobre os seus números de magia) (Yuran obrigado por teres partilhado a tua biblioteca pessoal).

Antes de ir ao último torneio da Figueira resolvi ler mais um bom livro… e aprendi muito… mas atenção
- Alterar ou adaptar alguns fundamentos ao nosso estilo de jogo não leva apenas alguns dias;
- Nem sempre o estilo de jogo do autor se coaduna com o nosso;
- Os autores, na maior parte das vezes ensinam-te a não perder, quase nunca a ganhar;
- A maior parte dos autores não joga Freerolls, ou MTTs com buy ins pequenos (1$a 33 $), isso origina que muitos dos ensinamentos não se apliquem na maioria das vezes, não porque estejam errados, mas porque o field e o nível dos jogadores não o permite. Sim porque nos livros não aparecem situações de 3 ou 4 jogadores all in na 1ª mão pré flop, ou situações onde jogadores raisam 10K fichas para um pote de 300 fichas… etc..etc..

Posso afirmar que já fiz a experiência diversas vezes de jogar torneios pelo livro. Ganhei? Não! Mas fiz muitos ITM e não ganhei porque quase sempre cheguei quase “morto” ao ITM.

Hoje em dia uso mais os livros como se de legislação se tratasse… vou ler e aprender mais sobre apenas uma determinada “parte” ou “especificidade” de um torneio ou do jogo onde sinta que tenho de melhorar.

Como conselho a quem se está a iniciar no poker, que não é o caso da maioria dos visitantes do meu blog, é que devem ler muito, Aprender os princípios básicos e fundamentais do poker e Escolher um estilo de jogo que mais se adapte a nós e personaliza-lo!

Saber as regras de cor e salteado… aplicá-las com rigor e mestria fazem de ti um bom jogador! Saber as regras e desrespeita-las em consciência e inteligência podem fazer de ti um Mestre!

PS: querem um verdadeiro segredo? Eu faço isto deliberadamente em torneios onde não sou muito conhecido – Perco propositadamente no início do jogo ou quando mudo de mesa em estilo calling station 150-300 fichas com middle ou low pair mostrando a minha mão! Normalmente isto rende-me 2000 ou 3000 fichas no espaço de 10 a 20 minutos!

Ainda ontem resultou muito bem e acabei por fazer uns pontitos na chilipoker!

3 comentários:

  1. hehehe seu sabujo-mor...este conselho foi de uma sabujisse

    ResponderEliminar
  2. Sim senhor, belos conselhos andas a passar :P
    Falta só dizer que a acompanhar um bom calling station, aparece sempre a bela da cervejinha, certo? ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Amigo, tenho estado sempre a par do teu blog e posso dizer que os teus posts são sempre 7 estrelas!! :D

    Resta-me desejar-te BOA SORTE para amanhã, na grande final do F1PKPT!!! FORÇA NISSO!!

    Abraço!

    ResponderEliminar